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EU, POR QUE EU?

EU, POR QUE EU?

Sabe àquela pessoa que é empresário, que levanta para trabalhar e ninguém pode conversar com ele antes do meio dia? As pessoas falam bom dia, e ele não responde? Ou quando responde logo vai dizendo: – Que que tem de bom, ironicamente? Realmente é um cara enfezado, cheio de fezes, um verdadeiro mal-humorado! Você já presenciou alguém assim? Eu já! Quando um professor entrava com a “macaca” logo os colegas diziam: – Dormiu descoberto, brigou com a mulher, ou… Isso tem um nome: Nervosismo que é Continue lendo

Sonhos

Sonhos

“Bons são aqueles que se limitam a sonhar aquilo que os maus praticam”. – Platão Freud quando faz referência ao sono menciona terem sido poucas as oportunidades que teve de lidar com tal problema. Considera ser esse um assunto essencialmente da fisiologia, apesar de considerar que uma das características do estado de sono seja a de promover mudanças nas condições sob as quais funciona o aparelho mental. Todavia, quanto aos sonhos, sua importância no tocante às interpretações pode ser sintetizada pela expressão estrada real para Continue lendo

Era Uma Vez Um Sonho: Um Lugar De Pertencimento

Era Uma Vez Um Sonho: Um Lugar De Pertencimento

“O homem deve se reinventar todos os dias.” – Jean Paul Sartre Segundo Freud, construímos nossas próprias histórias, muitas vezes nos aprisionamos a elas através de repetições, mas também as utilizamos para nos alicerçar psiquicamente e elaborá-las, criando a possibilidade de novos desfechos. Por falar desse construir psíquico, podemos recorrer às narrativas históricas, ao conteúdo dos sonhos, no qual identificamos importantes repetições e lacunas, no trabalho com pacientes. Um convite é feito ao analista para descobrir outras histórias que permeiam nuances da narrativa: do que Continue lendo

O Rei Que Queria Ser Feliz

O Rei Que Queria Ser Feliz

O Rei Que Queria Ser Feliz – Antonio Carlos Giampietro Era uma vez um rei que desde os tempos remotos da sua juventude, buscava a felicidade eterna. Em função disso, tratou, em todas as atitudes que tomava, de não se afastar do seu objetivo. Os anos se passaram e o rei, apesar de seus esforços, não conseguia atingir a meta. Com frequência se sentia amargurado, entediado, sem inquietudes e sozinho. Resolveu consultar um sábio de muito prestígio que vivia nas proximidades. O sábio, ao ouvir Continue lendo

Enfrentar O Desconhecido Dentro De Nós

Enfrentar O Desconhecido Dentro De Nós

O desejo de saber e o não saber na construção do conhecimento: psicanálise articulação possível com outras áreas? Para todos os que trabalham com Psicanálise é comum encontrarmos vivências de situações onde se faz necessário a intervenção individualizada do sujeito de acordo com suas necessidades e o seu desejo de saber e o não saber. Como atendê-los com um olhar específico voltado à necessidade especial de cada caso? “É no grupo que aprendemos a conviver com o outro e com esse difícil aprendizado de lidar Continue lendo

Bullying e cyberbullying

Bullying e cyberbullying

O bullying pode causar um intenso impacto na autoestima de um sujeito, desde a mais tenra idade, muitas vezes abalando a confiança e mesmo a saúde emocional. O bullying pode ocorrer dentro da própria família, com brincadeiras e apelidos indesejáveis que acabam por marcar seriamente às crianças, nas escolas a partir dos 3 anos, nos trabalhos, enfim em qualquer meio social. Todos educadores devem impedir e interromper o bullying. Para tanto há necessidade de percepção nas atitudes das pessoas, na observação direta, na orientação e Continue lendo

A alteridade do educador

A alteridade do educador

O filme indiano “Como estrelas na terra: toda criança é especial”, produzido e dirigido por Aamir Khan, traz como temática o transtorno de aprendizagem, em especial, a dislexia. Dislexia do desenvolvimento ou de evolução é definida como uma desordem na aquisição da leitura e/ou escrita que acomete crianças com inteligência dentro dos padrões de normalidade, sem deficiências sensoriais, isentas de comprometimento emocional significativo e com oportunidades educacionais adequadas (Ellis, 1995; Pinheiro, 1994; Nunes, 1992, Condemarin e Blomquist, 1989). Porém, para compreendermos porque a criança considerada Continue lendo